quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Natal, luz e amor!



"Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.

Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas. Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagüi ou com o vestido de baile. E o supra-realismo, justificado espiritualmente, será uma chave para o mundo.

Completado o ciclo histórico, os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura nem de suicídio. O correio só transportará correspondência gentil, de preferência postais de Chagall, em que noivos e burrinhos circulam na atmosfera, pastando flores; toda pintura, inclusive o borrão, estará a serviço do entendimento afetuoso. A crítica de arte se dissolverá jovialmente, a menos que prefira tomar a forma de um sininho cristalino, a badalar sem erudição nem pretensão, celebrando o Advento.

A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som. Para que livros? perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram; equívocos e divertimentos musicais serão arquivados, sem humilhação para ninguém.

Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semi-armadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo. Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas. Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

E será Natal para sempre."

Carlos Drummond de Andrade




domingo, 21 de dezembro de 2014

Natal tempo de Doação

"Um texto escolar diz o seguinte: “Em todas as casas há luzes e pinheirinhos enfeitados. É Natal, tempo de amor, paz e solidariedade”. E continua: “Papai e mamãe fizeram uma campanha e arrecadaram agasalhos e brinquedos para as crianças que vivem no orfanato Menino Jesus. Todos estão felizes”.

Outro texto escolar registra: “Este deve ser o verdadeiro espírito de Natal: paz, amor, fraternidade, amizade, verdade”. E, na seqüência, orienta no sentido da tarefa a ser realizada: “Pinte cada palavra de uma cor e copie aquela que mais tocar o seu coração”.

Resumindo, este sempre foi o objetivo simbólico do Natal: fazer com que o coração das pessoas de todos os cantos do planeta, seja tocado por sentimentos de paz, amor e solidariedade. No fundo, a cada ano que passa, é a esperança renovada por um mundo melhor, livre da energia do ódio e do egoísmo que contamina corações e mentes.

No Natal, o nosso lado puro, criança, ressurge, pois neste dia em que Cristo nasceu, é como se renascêssemos para novos sentimentos em relação ao outro e em relação a nós mesmos. A sensação de experienciarmos uma energia diferenciada parece invadir a nossa alma: confraternizamos paz, perdão e amor na ceia de Natal como não fizemos nos demais dias do ano."

Para nos o Natal é todo dia, pois tentamos fazer com que os sentimentos seja sempre lembrados e vivenciados com amor, alegria, paz, carinho e doação ao próximo.


Desse começo de mês participamos do dia 13.12.2014, participamos do evento de Natal e Final de Ano da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Cruz e São Dimas e pudemos vivenciar o sentimento de esperança, amor e fraternidade nos olhinhos de cada criança.








Feliz Natal a todos e Um próspero Ano Novo!!!!

Fonte: 
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
www.flaviobastos.com 

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dia Internacional do Palhaço


No dia 10 de Dezembro, se comemora o dia Internacional do Palhaço, onde no Brasil foi reconhecido no ano de 1981.

Quem não adora ver as trapalhadas dos palhaços quando estamos no circo! 

Rir e rolar de rir, não há nada mais gostoso do que dar boas gargalhadas. 



Os palhaços se vestem de forma extravagante: calças largas, sapatos enormes, chapéus divertidos, cabeleiras coloridas, camisa ou paletó esquisito, e não podemos nos esquecer do nariz vermelho. Onde muitos de nossos amigos não ficam só no circo e sim nos Hospitais fazendo visitas e levando alegria para o que mais necessitam. 


O Brasil tem queridos e inesquecíveis palhaços como: Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, entre outros. 

Alguns bordões ficaram famosos como:

"Como vai? Como vai? Como vai? Como vai? Como vai, vai, vai?", "Eu vou bem, eu vou bem, eu vou bem! Muito bem, muito bem, bem, bem!" 
Palhaço Arrelia 


Agradecemos todos os ilustres palhaços que já conhecemos quando pequeninos, nas televisões, nossos amigos de caminhada e os que iremos conhecer.

Parabéns a todos nós que fazemos as pessoas rirem apenas com um olhar, uma palavra engraçada, ou simplesmente com nosso sorriso. 

Dia Internacional do Voluntariado



"Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntariado. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos."

Pra dividir é preciso somar. E milhões de voluntários no mundo todo, nas mais diferentes áreas, doam de alguma forma algo que possa transformar o mundo e a vida das pessoas, e todos recebem em troca algo de valor incalculável, a gratidão. 

Parabéns a todos os voluntários e em especial aos nossos amigos Heróis na Luta Contra o Câncer Infantil e Projeto Anjos que Latem, que somam conosco e tantos outros voluntários seus corações e dividem suas ações no Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba.
 
Seja você também um voluntariado :)

Prêmio Empresa Sustentável - "Projeto Riso - Plantadores da Alegria"



Dia 01.12.2014 participamos da entrega dos prêmios da 6 Edição do Prêmio Empresa Sustentável, tivemos a honra de fazer parte do projeto inscrito pelo Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba " Projeto Riso - Plantadores da Alegria", que para nossa felicidade foi premiado.


Agradecemos a todos e ao HFC pelo apoio nesses 8 anos de atividades do Plantadores da Alegria e por dividir conosco o hospital e todas as lindas histórias que participamos a 8 anos!


O nosso muito obrigado!