segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia Internacional da Leucemia Mieloide Crônica (LMC)

Porque é que o dia Internacional da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) se festeja o dia 22 de Setembro?

O Dia Internacional da LMC comemora-se a 22/09 pois representa uma data simbólica alusiva à alteração genética característica desta patologia, nomeadamente a troca de material genético entre o cromossoma 9 e o cromossoma 22, originado o chamado cromossoma de Filadélfia (Ph do inglês Philadelphia). 
A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é um tipo de câncer que afeta as células mieloides(subtipo de glóbulos brancos) presente na medula óssea.

A medula óssea é responsável pela produção de todas as células do sangue do nosso corpo, subdivididas em glóbulos vermelhos (hemoglobina), plaquetas e glóbulos brancos. Os três principais tipos de glóbulos brancos são granulócitos, monócitos e linfócitos, onde no caso especifico deste tipo de leucemia, as células anormais (malignas) se desenvolvem nas que dão origem aos granulócitos e monócitos, também conhecidas como células mieloides.

As células da LMC acabam, por fim, por substituir as células normais na medula óssea e impedir a produção de células sanguíneas normais. À medida que a doença progride, a quantidade de glóbulos brancos, saudáveis normais diminui. Além disso, poderá haver uma superprodução de células leucêmicas imaturas chamadas blastos.
Nas células da LMC, uma parte de um cromossoma (o número 9) é permutada com uma parte de outro cromossoma (o número 22), levando à formação do chamado cromossoma de Filadélfia. 


Diagnóstico:
O médico deverá examinar o exame de sangue (hemograma) e as células da médula (mielograma), onde a contagem de glóbulos brancos chega a níveis muito elevando.

Tratamento:
O tratamento se dá nas células da maioria dos pacientes com LMC onde contém o cromossomo Ph e praticamente todos com esse tipo de leucemia são diagnosticados durante a fase cronica da Doença.

Causas: 
Da Ruptura cromossômica não é conhecida em nenhuma dos pacientes com LMC. Em uma pequena proporção, esse corte é causando por exposição excessiva de radiação.

Sintomas:
Os sintomas ocorrem pois as células doentes substituem as células normais da medula óssea, causando certo mal-estar, cansaço fácil e pode ser notar falta de folego durante atividade física, pois os sintomas ocorre porque os pacientes não tem células sanguíneas e plaquetas suficientes em seu organismo.

Mais informações: http://www.abrale.org.br/pagina/leucemia-mieloide-cronica-lmc
http://www.cmladvocates.net/education/eln-recommendations - selecionar a tradução em Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário