Leite Materno: a gotinha da vida
Banco de Leite Humano do HFC precisa de mães doadoras!
O leite materno é o alimento completo para o bebê até os seis meses de vida, mas nem todo recém nascido tem o prazer de receber essa formula do amor e que ajuda a salvar vidas. Bebês que nascem prematuros e com baixo peso ficam internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal e só conseguem receber o leite materno por meio de doações. Pensando em não deixar os bebês sem esse importante nutriente que o Hospital dos Fornecedores de Cana, há 7 anos, inaugurou o primeiro Banco de Leite Humano de Piracicaba.
A coordenadora do BLH, Dayse Ruiz de Araújo Feitosa, explica que os bebês que estão internados não têm força suficiente para sugar o leite no peito, com isso, a produção de leite da mãe não é estimulada. Quando o bebê está mamando é liberada uma substancia chamada prolactina que estimula a produção do leite. “Algumas mães temem doar o leite porque acham que pode faltar o próprio filho, um mito, porque quando o leite é esgotado, mais se estimula a produção do alimento”.
Antes de ser servido aos bebês, o leite doado passa por um rigoroso controle que segue as orientações da Rede nacional de banco de Leite. Segundo Dayse, são realizadas analises que vão determinar a acidez (índice que mostra se houve contaminação durante a coleta) e o percentual de calorias. O leite é pasteurizado e passa por um teste microbiológico, só depois é liberado para o consumo.
Além de suprir as necessidades dos prematuros, o BLH ensina e orienta as mães da forma correta de amamentar o filho. “Muitas mães têm dúvidas da maneira que deve amamenta, por isso contamos com uma equipe multidisciplinar que orienta e apóia o aleitamento materno” explica a coordenadora.
Para atender a demanda, são necessários 100 litros de leite no mês, meta que só foi alcançada uma vez desde que o BLH está em funcionamento. O estoque está baixo, de acordo com a coordenadora do BLH hoje são recebidos somente cerca de 28 litros por mês. Para aumentar esse número é preciso a conscientização das mulheres que estão amamentando, de que o leite é um nutriente que ajuda a salvar vidas.
Para ser uma doadora, a mãe precisa ser saudável, estar amamentando e fazer o cadastro no HFC. Para facilitar o BLH conta com uma unidade móvel que faz a coleta do leite materno nas residências das mães doadoras.
BOX: Atendendo pelo nome de “Maria Gessy Cardoso Ribeiro”, o banco de leite presta homenagem a uma funcionária parteira, que se dedicou ao HFC por 25 anos.
Serviço:
O Banco de Leite Humano funciona nas dependências do HFC, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas.
Informações: (19) 3403-2820.
Informações: (19) 3403-2820.
Fonte: (http://hfcp.com.br/artigos/leite-materno-a-gotinha-da-vida.html) Dayse Ruiz de Araújo Feitosa, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba