Se vc escutar um barulho na escada, no corredor ou em algum lugar do Hospital, fique atento, porque com certeza são os palhaços!!!
Entenda mais sobre o assunto...Doação Relacionados Órgãos e tecidos
O número de doadores de órgãos no Brasil cresce cada dia e, com ele, o índice detransplantes realizados no país. Atualmente, o programa público nacional de transplantesde órgãos e tecidos é um dos maiores do mundo. Para ser doador, não é necessáriodeixar documento por escrito. Cabe aos familiares autorizar a retirada, após a constatação da morte encefálica. Neste quadro, não há mais funções vitais e a parada cardíaca é inevitável.
Embora ainda haja batimentos cardíacos, a pessoa com morte cerebral não pode respirar sem ajuda de aparelhos. O processo de retirada dos órgãos pode ser acompanhado por um médico de confiança da família. É fundamental que os órgãos sejam aproveitados enquanto há circulação sangüínea para irrigá-los. Mas se o coração parar, somente as córneas poderão ser aproveitadas.
Quando um doador efetivo é reconhecido, as centrais de transplantes das secretarias estaduais de saúde são comunicadas. Apenas elas têm acesso aos cadastros técnicosde pessoas que estão na fila. Além da ordem da lista, a escolha do receptor será definida pelos exames de compatibilidade com o doador. Por isso, nem sempre o primeiro da fila é o próximo a ser beneficiado. As centrais controlam todo o processo, coibindo o comércio ilegal de órgãos.
A doação é regida pela Lei nº 9.434/97. É ela quem define, por exemplo, que a retiradade órgãos e tecidos de pessoas mortas só pode ser realizada se precedida dediagnóstico de morte cerebral constatada por dois médicos e sob autorização de cônjuge ou parente.
E hoje é dia 30 de janeiro, dia da SAUDADE.
Aproveite essa data para reencontrar pessoas queridas e abraçe-as com força.
Pode até ser abraço coletivo, quanto mais, melhor!
Um grande beijo na ponta do nariz vermelho! :o)